Guia de Turismo Nacional e América do Sul, formada pela ABL & Associados em 1994 e credenciada no Ministério do Turismo -Cadastur 26.020021.96-9

Roteiros rodoviários, rodo/aéreo, aéreo, transfers in/out, receptivos, eventos, acampamentos, grupos mistos, melhor idade, compras, incentivo, religiosos, pedagógicos.

Viaje sempre com um Guia de Turismo credenciado, uma garantia para o sucesso de sua viagem!

10 janeiro, 2016

Origem do Carnaval no Brasil

Hoje o carnaval no Brasil se não é a maior festa popular é uma das maiores sem dúvidas, mas você sabe sua origem?

Acredita-se que o Carnaval tenha surgido na Grécia por volta do ano 520 a.C. Era uma festa em que o vinho não podia faltar e as pessoas se reuniam em nome do deus Dionísio para se divertirem, comemorar a chegada da primavera e a fertilidade em uma festa pagã. O nome Carnaval vem de “Carne Vale”, fato da festa pagã ser comemorada três dias antes da quaresma, período longo de privações, era como uma despedida dos “pecados da carne”.Em 1545, passou a ser uma data oficial para os cristãos, reconhecida como uma festa popular de rua e sofreu modificações até chegar os dias atuais.


No Brasil começou sob influência de uma festa de rua quando os portugueses trouxeram o Entrudo, típica dos Açores e Cabo Verde. A brincadeira consistia nas pessoas sujarem umas as outras com tintas, farinha, ovos e água.No século XIX, foram feitos bailes parisienses, bailes de máscara destinado a burguesia, pois assim ficavam longe da “baderna” das ruas. Nessa época que surgiram as primeiras marchinhas de carnaval compostas por Chiquinha Gonzaga, como “Ó Abre Alas” - 1889.Surgiram tambés as primeiras escolas de samba no Rio de Janeiro, na década de 1920 os desfiles agradaram muito a população e se tornou a forma popular de comemorar o carnaval, assim como em São Paulo. Tanto no nordeste, como em Minas Gerais e outras diversas cidades do país a festa é de rua, mais parecida com a origem portuguesa e com influência dos povos indígenas e africanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário