Guia de Turismo Nacional e América do Sul, formada pela ABL & Associados em 1994 e credenciada no Ministério do Turismo -Cadastur 26.020021.96-9

Roteiros rodoviários, rodo/aéreo, aéreo, transfers in/out, receptivos, eventos, acampamentos, grupos mistos, melhor idade, compras, incentivo, religiosos, pedagógicos.

Viaje sempre com um Guia de Turismo credenciado, uma garantia para o sucesso de sua viagem!

28 janeiro, 2016

Carnaval em São Paulo

O carnaval de São Paulo é composto por desfile de Escolas de Samba, bailes em clubes e o ressurgimento dos Blocos de Rua, carnaval popular está de volta!
Atualmente é considerado um dos maiores e mais importantes do Brasil.

Com a chegada do entrudo no Brasil, a festa que se tornaria nosso carnaval se desenvolveu de forma diferente em cada região do Brasil, como já dissemos antes.

Em São Paulo teve forte influência da migração dos povos do campo para a cidade com a crise do café.
O sambista paulista, acostumado a lida no campoe vindo para o trabalho operário, fazia o que Plínio Marcos denominou de “Samba de trabalho, durão, puxado para o batuque”, contrastando com o lirismo e a cadência do samba carioca. Essa é a principal diferença entre os dois sambas, em São Paulo é mais lento e no Rio mais acelerado o andamento. Além disso, o Samba paulistano tem forte influência do Caxambu. Foi aí também que começou a repressão policial sofrida pelos sambistas, que não só durante o carnaval mas também o ano inteiro era visto como marginal e perseguido pelas autoridades.

Data de 1885, a primeira intervenção da Prefeitura Municipal de São Paulo promovendo o primeiro desfile carnavalesco dos cordões existentes na época.

Ao longo do tempo o samba paulistano foi se desenvolvendo nesses cordões. No entanto a influência das classes menos abastadas, de forte influência negra, eram praticamente ignorados pela imprensa da época, bem como pelo poder público.

Em 1914, foi criado o Cordão da Barra Funda, por Dionísio Barbosa, sendo este cordão um ancestral da Camisa Verde e Branco. Destacaram-se posteriormente outros como, Geraldinos, Mocidade do Lavapés, Ruggerone e Campos Elyseos, os maiores da cidade até então.

Foi instituída em 1933 a Taça Arthur Friendenreich pela Frente Negra Brasileira, com o objetivo de valorizar as agremiações de raiz africana. Dela participaram o Cordão da Barra Funda, Bloco do Boi, Cordão das Bahianas e Bloco da Mocidade. Em 1934, o mesmo concurso foi novamente realizado, sendo vencido pelo "Vae-Vae".

Os desfiles era nas ruas do centro da cidade iniciando pela Rua São Bento, depois passaram a ser na Avenida Tiradentes e hoje no Sambódromo do Anhembi, localizado na Zona Norte da Cidade. Projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, foi construído e inaugurado em 1991, durante a gestão de Luiza Erundina. Possui 1000 metros de comprimento e 14 metros de largura. Conta com um piso de concreto antialagamento e tem capacidade para 30.000 pessoas.

Além do Carnaval o Sambódromo do Anhembi recebe grandes shows e eventos esportivos.

Desfile das Escolas de Samba de São Paulo

Grupo Especial - 1ª noite - 5 de fevereiro de 2016

23h15 - Pérola Negra
00h20 - Unidos de Vila Maria
01h25 - Águia de Ouro
02h30 - Rosas de Ouro
03h35 - Nenê de Vila Matilde
04h40 - Gaviões da Fiel
05h45 - Acadêmicos do Tatuapé

Grupo Especial - 2ª noite - 6 de fevereiro de 2016

22h35 - Unidos do Peruche
23h35 - Império de Casa Verde
00h40 - Acadêmicos do Tucuruvi
01h45 - Mocidade Alegre
02h50 - Vai-Vai
03h55 - Dragões da Real
05h00 - X-9 Paulistana


Blocos e Carnaval de Rua de São Paulo


Segue o link pois são mais de 400 blocos e ficaria inviável listar todos aqui... 

http://www.carnavalsp.com.br/2016/01/24/programacao-oficial-do-carnaval-de-rua-sp-2016/

Nenhum comentário:

Postar um comentário