Guia de Turismo Nacional e América do Sul, formada pela ABL & Associados em 1994 e credenciada no Ministério do Turismo -Cadastur 26.020021.96-9

Roteiros rodoviários, rodo/aéreo, aéreo, transfers in/out, receptivos, eventos, acampamentos, grupos mistos, melhor idade, compras, incentivo, religiosos, pedagógicos.

Viaje sempre com um Guia de Turismo credenciado, uma garantia para o sucesso de sua viagem!

25 junho, 2017

Guararema

Cidade conhecida como a Pérola do Vale, está localizada a apenas 80km da cidade de SP, no Alto Tietê e no Vale do Paraíba, possui um dos melhores climas do Brasil.

EM 1560, Braz Cubas descobriu ouro em vasta sesmaria, que chegava as margens esquerda do rio Anhembi (tietê), durante uma de suas entradas pelo sertão. Tal descoberto foi prontamente comunicada ao rei de Portugal por carta datada de abril de 1562.
Posteriormente Braz Cubas desce pelo curso do rio Paraíba e segundo relatos teria sido o primeiro homem a pisar nesse solo.
Em 1625, o aldeamento passa a adm dos jesuítas. Em 1652 os padres ergueriam a primeira capela da vila. Durante um século essa foi a única igreja do povoado e isso começa a mudar a partir de 1875 quando Da Laurinda de Souza Leite, a fim de auxiliar uma ex-escrava, doa terras a Maria Florência, que passa a liderar o processo de construção da atual igreja Matriz. Com o auxilio de outras pessoas e usando algumas de suas economias, Maria Florencia constrói a Capela de São Benedito, com isso foram se estabelecendo outros moradores nas adjacências da capela e formando o vilarejo que recebeu o nome de Guararema, do tupi, “madeira mau cheirosa” existente em grande quantidade na região e conhecida como “Pau D’alho”. O povoado cresceu ainda mais com a Estrada de Ferro Central do Brasil, inaugurada em 1876 no trecho entre Mogi das Cruzes e Jacareí. A vila transforma-se em sede e imigrantes de vários países passaram a morar na vila que teve sua emancipação em julho de 1898.

Igreja Nossa Sra. da Conceição da Escada

A imagem de N. Sra. da Conceição da Escada é uma das mais antigas de Portugal. Sua existência, segundo a tradição, surgiu no século XVI ao norte da atual Lisboa. Havia uma imagem da Imaculada Conceição, que ficava em uma capela as margens do Rio Tejo. Os marinheiros faziam suas promessas e voltavam para agradecer, porém para irem até a capela tinha que subir 31 degraus, pois a margem do rio era elevada, motivo esse que levou o povo a chamar a santa de N. Sra da Conceição da Escada.
Várias guerras e terremotos destruíram a região, sobrando apenas a escadaria e a imagem.


No BR existem 3 igrejas dedicadas a essa santa, sendo uma em SSA/BA e 2 em SP, Guararema e Barueri.
Em Guararema foi construída pelos colonos e indígenas no ano de 1652, a primeira capela do povoado, em arquitetura barroca, toda em taipa de pilão e pau a pique. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 25/01/1941. Última reforma em 1982. O Arraial da Escada representa a formação do próprio Município de Guararema. Situada no bairro da Freguesia a 3,5km do centro.
Abriga ainda a única imagem de São Longuinho do País, conhecido como o Santo das coisas perdidas.

Igreja Nossa Sra D’Ajuda

Construída em 1682 no alto de uma colina, as margens do rio Paraíba do Sul, é uma das construções coloniais mais antigas do Estado de SP.
Para chegar até a igreja é preciso subir 81 degraus. Foi núcleo religioso das fazendas próximas, servindo também de cemitério, enterrando-se os brancos no interior e os escravos atrás.
Sua imagem é em terracota, provavelmente de origem portuguesa. Em Set/1984 foi tombada como monumento de interesse histórico.


Ilha Grande

Inaugurada em 2004, permite ao visitante um passeio em uma pista de 400m as margens do rio Paraíba.

Rio Paraíba do Sul
Suas águas ainda límpidas é um dos grandes atrativos da cidade, onde se pode pescar diversas espécies de peixes e ainda passear de jet-ski e barco.
Sua nascente encontra-se na Serra da Bocaina e depois de percorrer parte do estado, desagua em São João da Barra – RJ, com uma extensão de 1058km. O rio possui ainda várias ilhas conhecidas como “Ilhas do rio Paraíba”.

Estação de Trem de Guararema

A estação foi aberta com o nome de Parahyba em 1956 pela E. F do Norte, pouco tempo depois o nome Guararema foi adotado para a estação. 


Estação de Guararema
“Velha Senhora”

 Uma composição com três carros de madeira fabricados na Inglaterra entre 1896 e 1937, tracionada por uma locomotiva a vapor fabricada nos Estados Unidos em 1927, a maior em atividade no Brasil. Diferente das demais, a 353 possui 3 cilindros o que a torna mais potente e veloz. A partir de 1945 foi gradativamente sendo aposentada e na década de 60 encerrou de vez suas atividades.
Destino final é a Estação de Luís Carlos, datada de 1914, foi restaurada em 2011, compõe um cenário especial para uma verdadeira volta ao passado.

Pontilhão e Ponte de Ferro Central do Brasil

Sua historia se confunde com a própria historia da cidade de Guararema, pois serviu de transporte de pessoas e mercadorias até sua paralisação na década de 70. Feita em ferro de origem inglesa.

Recanto do Américo ou Pau D’Alho

Uma praça totalmente restaurada em 1999 para comemoração do centenário da cidade e tornou-se um dos pontos turísticos, mais belo e procurado da cidade. Rico em recursos naturais com pontes que interligam a praça as ilhas que foram construídas com normas técnicas canadenses, levam o visitante a diferentes pontos sobre as águas do rio Paraíba do Sul, além de uma bela mata nativa e recursos fluviais, guarda ainda a bicentenária e famosa árvore Pau D’alho com aprox.. 30m de altura e 12m de diâmetro.

Parque Municipal da Pedra Montada

Sua maior atração é uma bela sobreposição de pedras, cada uma medindo cerca de 9 m de comprimento por 2,5m de altura. O Pq Mun. Da Pedra Montada – Dr. Isidoro Martins Ruiz”



Centro Artesanal Dona Nenê


Praça do Artesanato

São Longuinho

Longinus foi um dos soldados romanos destacados para acompanhar o castigo, a crucificação e a morte de Jesus. Seu nome, Longinus significa “Uma Lança”, por isso acredita-se que ele tenha sido o soldado que perfurou com uma lança o lado de Jesus, de onde brotou sangue e água.

Longinus era um soldado de baixa estatura que servia na alta corte de Roma antes de ser destacado para servir em Israel. Servindo na corte, ele vivia nas festas e por causa da sua baixa estatura ele conseguia ver tudo o que se passava por baixo das mesas. Com isso ele achava vários objetos perdidos e sempre devolvia seus achados a seus donos. Daí surgiu a fama de bom soldado e de sempre encontrar coisas perdidas. Essa fama do soldado Longinus do mundo pagão, passou para o convertido São Longuinho.

Recanto do Pau D'alho
Praça da Igreja Matriz

A Velha Senhora
Eu passeando de Maria Fumaça ..
Guararema / Estação de Luís Carlos


Visita a Guararema em Ago/2016
Turminha show

Nenhum comentário:

Postar um comentário