O carnaval em Minas Gerais é muito rico e variado devido a sua grande extensão territorial.
O carnaval de Minas se originou em Ouro Preto, a antiga Vila Rica. Nessa cidade histórica de ladeiras, sobrados e casarões antigos, o bloco mais tradicional é o Zé Pereira, criado em 1867 e desde então anima o carnaval ouropretano. Fundado por lacaios e empregados do Palácio do Governador, saiam às ruas, munidos de tambores e bumbos, sua principal alegoria são os bonecos gigantes. Outra atração da cidade são as janelas eletrônicas, onde nas janelas das republicas estudantis são tocadas música mecânica ou música ao vivo que animam os foliões espalhados pela cidade.
Em São João Del Rei e Juiz de Fora, são mantidos os desfiles de escolas de samba, blocos caricatos e concursos de fantasias.
Em Belo Horizonte a festa é garantida pelos diversos blocos espalhados pelos bairros e pelo centro. O principal bloco da capital mineira é a Banda Mole, criado no período da ditadura Civil Militar (1975) por intelectuais e operários, como forma de protesto e resistência ao período sombrio. A Banda hoje tomou característica de grande porte, mas não perde sua essência política, e é normal ver foliões fantasiados com os últimos acontecimentos. Outro projeto interessante é o Carnaviola, criado pelo poeta e produtor cultural Tadeu Martins. O Carnaviola acontece sempre às terças feiras de carnaval na Praça da Liberdade, e é embalado por musicas regionais e principalmente as produzidas por cantadores de Vale do Jequitinhonha.
Existe ainda a seresta, o samba, os trios elétricos dentre outras formas bem mineiras de se divertir na Festa de Momo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário