Guia de Turismo Nacional e América do Sul, formada pela ABL & Associados em 1994 e credenciada no Ministério do Turismo -Cadastur 26.020021.96-9

Roteiros rodoviários, rodo/aéreo, aéreo, transfers in/out, receptivos, eventos, acampamentos, grupos mistos, melhor idade, compras, incentivo, religiosos, pedagógicos.

Viaje sempre com um Guia de Turismo credenciado, uma garantia para o sucesso de sua viagem!

22 agosto, 2017

Cunha

A Estância Climática de Cunha tem suas origens por volta de 1695, nessa época muitos aventureiros subiam a serra pela trilha dos Guaianás com destino ao sertão de Minas gerais atraídos pela notícia que la havia ouro e pedras preciosas. Por esse motivo Cunha era conhecida como “Boca do Sertão” e tornou-se parada obrigatória para reabastecimento e descanso das tropas.


Igreja Nª Sra. da Conceição
No início de século XVIII a grande movimentação de tropas atraiu bandidos e saqueadores. Muito ouro que vinha de Minas Gerais para embarcar no porto de Paraty/RJ, rumo a Portugal, foi desviado. Foi criado um posto de vigia e no local surgiu a Barreira do Taboão, localizada entre Cunha e Paraty. 

Com o declínio do ouro muitos desbravadores acabaram ficando na região atraídos pelo clima e pela fertilidade do solo e essa movimentação gerou rápido desenvolvimento do local.

Em setembro de 1785 o povoado é elevado a vila, com o nome de Vila de Nossa Sra da Conceição de Cunha, em homenagem ao Capitão-General Francisco da Cunha Menezes então governador de Província de SP. Nesse período as antigas trilhas foram calçadas e ampliadas para que as tropas pudessem transportar a maior riqueza do século XIX, o café. Em 1858 torna-se cidade e em 1883 comarca. Em seguida com a lei áurea em 1888, veio o declínio do ouro negro na região. 


Em 1932, Cunha foi palco de batalha da Revolução Constitucionalista. Um batalhão da Marinha composto por 400 praças subiu a Serra do Mar com a intenção de chegar a SP pelo Vale do Paraíba. Os combates na região duraram 3 meses e nesse período a cidade conheceu seu herói e mártir, o lavrador Paulo Virgínio, que foi capturado, torturado e morto por não revelar a posição das tropas paulistas.

Em 1948 a cidade de Cunha ganha status de Estância Climática.

Cunha ocupa 1410 km² de colinas e montanhas aninhadas entre as serras da Quebra-Cangalha, Bocaina e do Mar, e conserva a maior reserva de Mata Atlântica do País
Está a uma media de 1100mts de altitude e tem seu ponto mais alto na Pico da Pedra da Macela (1840), o clima é temperado e seco, com temperatura variando entre -3º e 15º no inverno e 15 a 25º no verão.

Economia:
Pecuária leiteira e de corte, cultura do milho, feijão, batata, cogumelos shiitake e trutas.
Maior produtor de Pinhão do estado de SP
Artesanato local e cerâmica de artística.

Cerâmica: Hoje Cunha é também um importante pólo da Cerâmica artística. Ali se instalaram em meados de 1970, ceramistas com formação japonesa que trouxeram para o Brasil uma técnica milenar, queimada a lenha em altíssima temperatura, em fornos chamados NOBORIGAMA (noboru = subir/rampa + gama = forno), essa técnica hoje não existe mais no Japão. São cerca de 20 ateliês produzindo peças de alta qualidade nos mais variados estilos.

Dicas de passeio:

Fazenda Aracatu
Oferece deliciosos pães caseiros, doces, sorvetes produzidos na própria fazenda com leite de Vaca Jersey, pinhão, conservas entre outras delícias.
Rodovia SP-171 - KM 56

O Lavandário
Inaugurado em 2013 conta hoje com cerca de 45 mil pés de lavanda dentata. Além de uma belíssima e perfumada paisagem o visitante ainda pode levar pra casa diversos itens de perfumaria, além de provar sorvetes, biscoitos e doces de lavanda.
Rodovia SP-171 - KM 54,5

Lazer na Serra
Lá você irá encontrar além da deliciosa comida caseira da Dª Célia, simpatia e bom atendimento.
Rod. Paulo Virgínio, 1089

Atelier Suenaga&JardineiroKimiko Suenaga nascida em Yokohama, chegou ao BR em 1985, de lá pra cá ganhou vários prêmios na área da cerâmica artística.
Rua Dr. Paulo Jarbas da Silva, 150

Casa do Artesão
Espaço criado e dedicado a exposição e venda dos trabalhos dos mais variados estilos feitos pelos artesão locais.
Rua José Arantes Filho, 27

Além claro da Igreja Matriz e Mercado Municipal em estilo barroco paulista, muitas cachoeiras, pedra da macela, cervejaria artesanal, festival de inverno, fuscunha, festas religiosas e muito mais.




As belas paisagens de Cunha
Atelier Suenaga & Jardineiro
O Lavandário
Fazenda Aracatu
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário