Guia de Turismo Nacional e América do Sul, formada pela ABL & Associados em 1994 e credenciada no Ministério do Turismo -Cadastur 26.020021.96-9

Roteiros rodoviários, rodo/aéreo, aéreo, transfers in/out, receptivos, eventos, acampamentos, grupos mistos, melhor idade, compras, incentivo, religiosos, pedagógicos.

Viaje sempre com um Guia de Turismo credenciado, uma garantia para o sucesso de sua viagem!

11 junho, 2017

Jacutinga / Monte Sião - MG


As cidades de Jacutinga e Monte Sião no extremo sul do Estado de Minas Gerais, divisa com o Estado de São Paulo fazem parte do Circuito das Malhas e das Estâncias Hidrominerais sendo excelentes opção de passeio e compras.

Jacutinga
- Capital Nacional das Malhas


Primeiramente habitada pelos índios purís, a atual cidade de Jacutinga tem seu início com um povoado datado de 1803 a beira do Ribeirão das Jacutingas.

Igreja Matriz de Santo Antonio


Em 1835 tem início a construção da Capela em homenagem a Santo Antonio, após 36 anos passa a se chamar Santo Antonio de Jacutinga, hoje Jacutinga.
Com a chegada da imigração, principalmente a Italiana, destaca-se no cultivo do café, nosso Ouro Negro. A chegada da Estrada de Ferro Vale do Sapucaí e a Gazeta de Jacutinga em 1927 marcam um grande avanço pra época. No início a ferrovia era apenas para o transporte do café, depois sendo também utilizada para passageiros, hoje infelizmente desativada.

Com o declínio da cafeicultura em meados de 1930 e o boom industrial no Brasil ocorridos nessa época, os imigrantes italianos passam a usar suas habilidades no tricô, crochê e bordado, tudo feito a mão. No final da década de 1960, um jovem italiano, Antônio Peroni, traz para Jacutinga a primeira máquina manual de tricô, a Lanofix. A população abraça a vocação da cidade para a confecção de malhas e torna hoje a cidade de Jacutinga responsável por 30% da produção de malhas nacional, exporta para mais de 30 países, possui cerca de 1300 fábricas em funcionamento e 450 lojas de varejo e atacado.
Possui ainda 2 empresas envazadoras de água, sendo a principal a Fonte São Lourenço.
Além disso possui belezas naturais e históricas que valem a pena conhecer como: Parque Primo Raphaelli, Trilha da Cachoeira, Pico da Forquilha, Museu do Tricô e a Igreja Matriz de Santo Antonio que na parte de baixo de sua praça exibe um belo chafariz com espelho d'água. 



Praça Francisco Rubim
Igreja Matriz de Santo Antonio
Maria Fumaça Maria Bonita
Antiga Estação
Grupo de SP em visita 03/06/2017

Monte Sião - Capital Nacional do Tricô

Registros de 1790 narram o fim do ciclo de ouro na região denominada Arraial de Ouro Fino, o que fez com que antigos garimpeiros buscassem novas terras e atividades como a agricultura e a pecuária.
Em 1823 aos pés do Morro Pelado e do Rio das Pedras o bairro Eleotério deu origem a hoje conhecida Monte Sião.
Igreja Matriz Nossa Sra.da Medalha Milagrosa 
Em 1849 com a concessão para a construção da capela dedica da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, nascia definitivamente Monte Sião que receberia esse nome por sugestão de missionários Franciscanos que achavam o morro pelado muito parecido com Mont Sion em Jerusalém.
Com o fim do ouro se deu início ao ciclo do café e com ele vieram os imigrantes em sua maioria italianos e com eles a tradição das malhas em tricô.
Com o fim do ciclo do café a população começou a dedicar-se a outras culturas, a água e a cerâmica.
Em 1959 nascia a Porcelana Monte Sião. No início dedicada a fazer pequenos bibelôs, até que um dia um português proprietário de um restaurante em uma cidade vizinha encomendou uma jarra a porcelana, já que uma das que trouxera de Portugal, havia quebrado. A porcelana não só aceitou a encomenda como passou a produzir artesanalmente várias peças em porcelana Azul e Branca típica portuguesa, hoje é a única a produzir esse tipo de cerâmica em todo o Brasil e parte da América do Sul.
Com as visitas a porcelana por pessoas das cidades vizinhas e também de fora, as mulheres passaram a expor nas portas de suas casas as malhas feitas por elas e assim a cidade começou a ficar conhecida também pelas malhas.
Hoje junto com Jacutinga abastece não só o mercado nacional como também internacional como algumas cidades europeias.
Além das comprar vale visitar a produção da porcelana, a Igreja Matriz N. Sra. da Medalha Milagrosa, o Museu Histórico e Geográfico, a Praça Mário Zucato e seus ciprestes decorados e as montanhas e encantos de Minas Gerais.

Porcelana Monte Sião
by Yuri Takagi


Praça Mário Zucato



Nenhum comentário:

Postar um comentário